Putin telefonou a Trump e está pronto para “diálogo de parceria”

PutinOs primeiros dias depois da eleição de um novo presidente são preenchidos no que toca a telefonemas, cartas e visitas de congratulação. Um dos últimos telefonemas que Donald Trump recebeu foi do presidente russo, Vladimir Putin, que parabenizou o recém-eleito presidente e está pronto para “um diálogo de parceria”.

 

Segundo a agência Reuters, a Rússia tem interessem em trabalhar para “uma cooperação construtiva” com os Estados Unidos para combater o terrorismo internacional”, estando assim prontos para “um diálogo de parceria”, uma postura que há vários anos não era vista entre a Casa Branca e o Kremlin.

A par da questão militar, fonte da administração russa disse também à Reuters que existe abertura para um “desenvolvimento de uma componente comercial e económica”. A Rússia considera que as relações entre os dois países são “altamente insatisfatórias” e a apela a “uma cooperação pragmática e mutuamente benéfica, que atenda aos interesses dos dois países, além da estabilidade e segurança do mundo”.

Já da parte de Donald Trump, segundo a equipa do presidente eleito, espera-se uma “relação forte e duradoura com a Rússia e o seu povo”, isto depois de Donald Trump e Vladimir Putin terem trocado vários elogios ao longo dos últimos meses.

Descomplicador:

Vladimir Putin já telefonou a Donald Trump para o parabenizar pela vitória nas eleições dos Estados Unidos da América e para iniciar um “diálogo de parceria” com vista a corrigir a relação “altamente insatisfatória” entre os dois países.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *