Sarkozy fora da segunda volta das primárias em França

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy está fora da segunda volta das primárias francesas e com mais de metade dos votos contados admitiu já a sua derrota e declarou o apoio para a segunda volta. Este pode ser o fim da vida politica de Nicolas Sarkozy.

Nicolas Sarkozy

Os franceses escolheram este Domingo qual é o candidato do centro-direita que querem ver concorrer às eleições presidenciais do próximo ano, onde o grande receio é Marine Le Pen. Com mais de 50% dos votos contados, François Fillon regista 44% dos votos e Alain Juppe, ex-Primeiro-Ministro, regista 28,1%, deixando Sarkozy em terceiro com 21,2% dos votos.

Sarkozy foi o primeiro a admitir a derrota e declarou imediatamente o seu apoio a François Fillon na segunda volta. Já Alain Juppe, que partia como favorito para estas primárias, disse que vai manter a sua candidatura para a segunda volta, apesar da grande diferença de votos face a Fillon.

A decisão sobre as eleições presidenciais passarão ao que tudo indica pela direita, devido à insatisfação com os socialistas liderados por François Hollande, sendo que o candidato escolhido pelo centro-direita é visto como o grande opositor de Marine Le Pen.

Descomplicador:

Nicolas Sarkozy foi o grande derrotado das primárias do centro-direita em França e pode ter posto um fim à sua carreira politica. François Fillon e Alain Juppe vão disputar a segunda volta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *