CDS e PSD discutem acordos para as autárquicas

O PSD e o CDS já se reuniram para acertar detalhes relativamente às eleições autárquicas do próximo ano. A primeira reunião decorreu na sede do Partido Social Democrata entre os dois coordenadores autárquicos.

PSD CDS

Segundo revela o Observador, o acordo vai abranger mais de 50 autarquias e será muito semelhante ao firmado durante o governo de coligação em 2013. O documento final já está a ser redigido e existiu já um encontro entre as duas cúpulas para acertar detalhes.

Os coordenadores nacionais autárquicos, Carlos Carreiras (PSD) e Domingos Doutel (CDS) e os secretários-gerais, José Matos Rosa (PSD) e Pedro Morais Soares (CDS), reuniram-se no passado dia 15 na São Caetano à Lapa e tal como há quatro anos, os acordos vão permitir que “se juntem outros partidos mais pequenos como o Partido Popular Monárquico ou o Movimento do Partido da Terra.

Todas as coligações precisam à posteriori de aprovação em Conselho Nacional, mas este documento estabelece já as regras no que toca ao financiamento. Actualmente PSD e CDS são coligação de poder em 20 autarquias. Ainda assim, o acordo vai para além das autarquias em que o PSD e o CDS estão na liderança, embora os dois partidos tenham timmings diferentes no que toca à apresentação de candidatos.

Descomplicador:

PSD e CDS reuniram já para discutir o acordo de coligação para as eleições autárquicas. As coligações terão que ser depois aprovadas em Conselho Nacional, mas os princípios gerais ficarão já traçados num documento único.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *