António Damásio substitui Guterres no Conselho de Estado

O próximo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, não pode manter o seu lugar no Conselho de Estado em Portugal. Assim sendo, o Presidente da República escolheu o neurocientista António Damásio para o substituir.

António Damásio

“O senhor engenheiro António Guterres renunciou ao mandato de membro do Conselho de Estado, por incompatibilidade com o cargo de secretário-geral das Nações Unidas”, deu conta a Presidência da República através de uma nota publicada no site oficial, onde acrescenta ainda que “o Presidente da República lamenta a perda para o Conselho de Estado e reitera o orgulho nacional pela designação para aquele relevante cargo”.

Assim sendo, Marcelo Rebelo de Sousa foi “obrigado” a nomear um substituto para Guterres, tendo a escolha caído em António Damásio, neurocientista português, actualmente 72 anos. Professor na Universidade do Sul da Califórnia, António Damásio é um dos nomes mais reconhecidos da área. Prémio Pessoa em 1992, juntamente com a sua mulher e Prémio Principe das Astúrias em 2005, António Damásio é ainda autor de inúmeros livros.

O Conselho de Estado é o órgão de aconselhamento do Presidente da República e reúne 20 nomes, entre as principais figuras de Estado nacionais, membros eleitos pelos partidos com assento parlamentar e nomes escolhidos pelo Presidente da República, bem como os antigos titulares do cargo (Ramalho Eanes, Mário Soares e Cavaco Silva).

Descomplicador:

António Guterres renunciou ao mandato enquanto Conselheiro de Estado por incompatibilidade com a liderança da ONU. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou em sua substituição o neurocientista António Damásio.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *