Domingues demite-se mas apresenta a declaração de rendimentos e Costa procura substituto

Desde que o Público deu conta ontem pelas 19h50 de que António Domingues apresentou a demissão de presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral Depósitos, que as últimas horas têm sido pródigas em novidades. António Costa está já à procura de um substituto e quer apresentar o novo nome ainda esta semana.

António Domingues

António Domingues anunciou ontem ao final da tarde que estava de saída da liderança da Caixa Geral Depósitos, poucos meses depois de ter assumido o lugar. Esta manhã seis administradores seguiram o mesmo rumo, mas horas mais tarde o Expresso deu conta que apesar da saída, António Domingues irá entregar a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional, para mostrar que o problema não era esse.

O Expresso dá conta que tanto António Domingues como os seis administradores demissionários vão entregar ainda hoje as declarações de rendimentos e de património no Tribunal Constitucional, para mostrar que o problema não era a declaração. Os sete elementos irão pedir reserva quanto à divulgação das declarações, apresentando ainda uma justificação sobre o porquê na demora na entrega dos documentos.

À CMVM, a Caixa Geral Depósitos comunicou já a saída de seis elementos, ficando assim quatro na equipa de gestão. Emidio da Costa Pinheiro, Henrique de Noronha e Menezes, Paulo Rodrigues da Silva, Pedro Norton de Matos, Angel Guraya e Herbert Walter acompanham António Domingues na saída da Caixa. Mantêm-se assim em funções Rui Vilar, João Tudela Martins, Pedro Leitão e Tiago de Oliveira Marques.

Já o Primeiro-Ministro, António Costa, segue o ditado: “rei morto rei posto” e fala já no futuro, dizendo que “é essencial é que a Caixa Geral de Depósitos tenha rapidamente uma nova administração” e que ainda “esta semana iremos apresentar ao Mecanismo de Supervisão europeia (que funciona no quadro do Banco Central Europeu) um novo nome para liderar a Caixa”, dando assim seguimento ao plano de recapitalização aprovado.

Descomplicador:

António Domingues pediu ontem ao final da tarde a sua demissão de presidente da Caixa Geral Depósitos. Ainda assim, Domingues vai apresentar a declaração de rendimentos e património no Tribunal Constitucional. Outros seis administradores acompanharam Domingues na saída da Caixa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *