Quando Obama conheceu “os cantos” à Casa Branca

Muito se tem falado da transição de Donald Trump para a Casa Branca e da escolha dos elementos da equipa de transição do agora eleito presidente. Há oito anos atrás foi a vez de Barack Obama se reunir com George W. Bush para começar a preparar a sua entrada na Sala Oval. O Politico recordou recentemente algumas imagens da primeira visita de Obama à Casa Branca já como presidente-eleito.

obama-trump

Chris Lu foi o director executivo da equipa de transição de Obama, tendo sido posteriormente nomeado como coordenador da relação entre Obama e os membros da sua administração e em 2014 passou a vice-secretário do trabalho dos Estados Unidos da América, o que em Portugal corresponde à posição de Secretário de Estado. Lu é um dos asiáticos que chegou mais alto numa administração dos Estados Unidos da América.

Já a equipa de transição de Donald Trump é liderada pelo seu vice-presidente, Mike Pence e integra os seus filhos: Donald Trump Jr, Eric Trump e Ivanka Trump. As equipas de transição são responsáveis por reunir com a administração ainda em exercício por forma a que o presidente-eleito fique a par de todos os dossiers antes de assumir o cargo de forma oficial. A equipa de transição tem um orçamento sob sua gestão para a preparação da tomada de posse.

obama-trump2

Donald Trump anunciou já o nome do seu chefe de gabinete, lugar que será ocupado por Reince Priebus, presidente do Partido Republicano. Em 2008 Barack Obama nomeou Rahm Emanuel para o lugar, onde se manteve até Outubro de 2010. Actualmente o chefe de gabinete de Barack Obama é Denis McDonough, que ocupa o lugar desde Janeiro de 2013.

Fotos: Politico

Descomplicador:

Donald Trump nomeou já a sua equipa de transição, que é liderada pelo seu vice-presidente Mike Pence. Há oito anos atrás foi a vez de Barack Obama nomear os homens da sua confiança e de visitar a Casa Branca pela primeira vez como presidente-eleito.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *