Alexandre Amado sucede a José Dias na liderança da Académica de Coimbra

Alexandre Amado foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra, sucedendo assim a José Dias, de quem tinha sido vice-presidente no último mandato. Amado foi eleito com 86,9% dos votos, face aos 9,7% da outra lista concorrente, liderada por João Carvalho. A abstenção registada foi de 75%.

José Dias, à esquerda com Alexandre Amado, à direita

José Dias, à esquerda com Alexandre Amado, à direita

A votação decorreu durante Segunda e Terça-Feira, registando-se uma abstenção semelhante ao ano de 2015, tendo votado perto de cinco mil estudantes, entre um universo superior a 20 mil. Para o Conselho Fiscal, eleito pelo método de Hondt, a lista de Alexandre Amado elegeu os sete elementos.

Segundo a Agência Lusa este é o quarto ano consecutivo em que o presidente da Associação Académica de Coimbra é membro da Juventude Socialista, depois de Bruno Matias (dois mandatos), José Dias e agora Alexandre Amado. O agora presidente foi vice-presidente de José Dias no mandato anterior, pretendendo manter a “identidade da actual liderança”.

A preocupação com a passagem da Universidade de Coimbra a fundação e a revisão da Lei de Bases são duas das maiores preocupações da recém-eleita direcção-geral da AAC. Alexandre Amado afirma-se mesmo contra a passagem a fundação no actual regime previsto, devido à maior dependência dos privados e à perda de influência dos estudantes no Conselho Geral.

Descomplicador:

Alexandre Amado foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra com 86,9% dos votos, dando assim continuidade ao projecto liderado no ano anterior por José Dias, de quem era vice-presidente. Este é o quarto ano consecutivo em que o presidente da AAC é membro da Juventude Socialista.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *