MPLA desmente noticias sobre estado de saúde de José Eduardo dos Santos

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) desmentiu recentemente as noticias que davam conta de um alegado mau estado de saúde de José Eduardo dos Santos. O presidente angolano escolheu já o nome do seu sucessor, tornando assim mais certa a sua saída em 2017.

José Eduardo dos Santos

Alguns jornais independentes em Angola e as redes sociais diziam que José Eduardo dos Santos tinha sido internado de urgência devido a um problema oncológico. No entanto, o MPLA veio já desmentir essas noticias, dizendo que a mesma surgiu de “círculos afectos a sectores da oposição ao MPLA e ao Governo angolano”.

“Nunca é demais repetir que, mediante o cumprimento da sua agenda, o camarada Presidente José Eduardo dos Santos tem dirigido, pessoal e directamente, os trabalhos dos órgãos e organismos de cúpula do MPLA e do Estado”, salienta o comunicado enviado pelo MPLA à Agência Lusa.

José Eduardo dos Santos tem actualmente 74 anos e está no poder em Angola desde 1979, tendo esta Sexta-Feira uma importante reunião sobre a sucessão no MPLA. O Expresso avança que José Eduardo dos Santos terá oficializado já a sua saída junto da cúpula do MPLA.

O actual presidente recomendou o nome de João Lourenço, actual Ministro da Defesa e ex-membro da FAPLA, o antigo exército do MPLA. “Estou doente, já tenho o meu candidato e agora vocês que apresentem outros candidatos”, terá dito Eduardo dos Santos na reunião do MPLA.

Descomplicador:

José Eduardo dos Santos indicou já o nome do seu sucessor. João Lourenço, actual Ministro da Defesa é o nome indicado pelo actual presidente para o suceder na liderança do MPLA. Entretanto o partido negou já os rumores sobre o alegado mau estado de saúde de Eduardo dos Santos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *