Barack Obama promete resposta a ataque informático

O ainda presidente norte-americano, Barack Obama, promete uma resposta dos Estados Unidos da América, caso se venha a confirmar o ataque informático durante as eleições presidenciais, que culminaram com a vitória de Donald Trump.

 

Segundo relata a imprensa internacional, os serviços de informação norte-americanos acreditam que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está pessoalmente envolvido com os ataques informáticos aos Estados Unidos.

À NPR, rádio norte-americana, Barack Obama garantiu que a sua administração vai “tomar medidas” contra a Rússia, com os ataques que tiveram como objectivo interferir nas eleições para a Casa Branca.

“Creio que não há dúvida de que se um governo estrangeiro, seja ele qual for, tenta afetar a integridade das nossas eleições, precisamos de agir”, disse Obama à rádio pública norte-americana. Um documentário exibido pela NBC afirma que Putin tinha um sentimento de vingança pessoal contra Hillary Clinton e que isso terá motivado a sua participação directa nos ataques informáticos.

Descomplicador:

O presidente norte-americano, Barack Obama, garantiu que caso se confirmem os ataques informáticos por parte da Rússia, o governo dos Estados Unidos vai responder. Os serviços de informação acreditam que Vladimir Putin esteve directamente envolvido na operação.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *