Dentro da “Geringonça” só o PS sobe nas sondagens

A mais recente sondagem da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC regista mais uma subida para o Partido Socialista e uma descida para o PSD, mas também a queda da CDU e do Bloco de Esquerda, que integram a denominada “geringonça”. No que toca às personalidades, Marcelo Rebelo de Sousa continua a liderar com larga distância.

O Partido Socialista registou 38% de intenções de voto, mais 0,1% face à sondagem anterior, deixando assim o PSD com 30%, a cair 0,4% face ao barómetro do mês passado. O Bloco de Esquerda regista agora 9,1%, registando uma queda de 0,6% e a CDU, 7,7%, menos 0,5% face à sondagem do mês passado. O CDS subiu 0,2%, mantendo-se agora com 6,8%. Por fim, o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) também subiu, 0,5%, para atingir os 1,6% de intenções de voto.

No que toca ao índice de popularidade, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, continuar a liderar destacado, com 56,8%, perdendo ainda assim, 0,2%. O Primeiro-Ministro, António Costa, mantém um bom nível com um saldo positivo de 31,9%, subindo mais de um ponto percentual.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi quem registou a maior queda: 2,2%, registando agora, 14,6%. Já o líder comunista, Jerónimo de Sousa, apesar de ter sido reeleito para mais um mandato, perdeu 1,9%, passando assim para trás de Assunção Cristas, líder do CDS, que também “caiu”, mas regista agora 10,4%, 0,1% à frente de Jerónimo de Sousa. Catarina Martins regista 8,8%, caindo também 1,9%, tal como Jerónimo de Sousa.

Descomplicador:

A mais recente sondagem da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC aponta uma subida para o Partido Socialista e nova queda para o PSD. Ainda assim, entre os partidos da “geringonça”, todos descem à excepção dos socialistas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *