Embaixador russo na Turquia morto em ataque

O embaixador russo em Ankara, Turquia, foi baleado esta tarde e está em estado grave. O ataque ocorreu numa exposição. O diplomata Andrei Karlov encontra-se gravemente ferido, após um ataque com arma de fogo. A imprensa local dá conta da existência de mais vítimas.

Andrei Karlov estava a visitar uma galeria de arte em Ankara e foi surpreendido por um ataque com arma de fogo, que segundo a BBC, que cita a imprensa loca, terá feito mais feridos. O número de vítimas ainda está por apurar.

A exposição intitulada “A Rússia vista pelos turcos” estava patente numa galeria em Ankara e os tiros terão sido ouvidos durante uma pequena intervenção de Andrei Karlov. De acordo com a Rússia TV, o autor dos disparos terá gritado: “não se esqueçam de Aleppo”.

O ataque ocorreu um dia depois dos turcos terem saído à rua em protesto contra a intervenção militar da Rússia na Síria. O autor dos disparos ainda não foi identificado mas testemunhas no local indicam que o autor do ataque terá entrado com uma identificação da policia local.

Segundo algumas imagens já divulgadas o homem vestia fato e terá disparado à queima roupa, tendo atacado o embaixador pelas costas.

Actualização (17h16): Várias fontes locais estão já a dar conta de que Andrei Karlov terá já falecido no hospital onde estava a ser assistido após o ataque. A France 24 está também a avançar já que o embaixador russo faleceu no ataque.

Actualização (17h37): O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia confirmou já a morte de Andrei Karlov, embaixador russo em Ankara. Entretanto o autor dos disparos já foi identificado e pertence à policia turca. Nascido em 1994, o jovem autor dos disparos pertence alegadamente a uma policia destinada a casos especiais.

Descomplicador:

O embaixador russo em Ankara, na Turquia, foi baleado e está em estado grave. O ataque com arma de fogo ocorreu numa galeria de arte local

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *