Os nomes fortes da Juventude Socialista eleitos em congresso

A Juventude Socialista reuniu o seu 20º congresso durante os dias 16 a 18 de Dezembro na Póvoa do Varzim, para eleger Ivan Gonçalves como Secretário-Geral da Juventude Socialista, que sucede a João Torres. No entanto, para além do Secretário-Geral foram eleitos outros órgãos, cujos nomes serão algumas das figuras de proa da estrutura durante os próximos dois anos.

Ivan Gonçalves liderava a lista da Comissão Nacional, sendo esse o lugar destinado ao Secretário-Geral. O número 2, que ocupará neste mandato o lugar de presidente da Comissão Nacional, é Tiago Preguiça, presidente da Juventude Socialista do Ribatejo. A Comissão Nacional é “o órgão representativo máximo da Juventude Socialista entre Congressos”.

Para a Comissão Nacional de Jurisdição foi eleita em primeiro lugar, Leonor Serrasqueiro, de Castelo Branco. A Comissão de Jurisdição, “é o órgão jurisdicional superior da Juventude Socialista e é constituída por 7 elementos eleitos em Congresso”.

Já para a Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira foi eleito no topo da lista, João Pereira, de Coimbra. Esta comissão tem como objectivo fiscalizar a “gestão económica e financeira da Juventude Socialista, competindo-lhe defender o seu património e pugnar pela exactidão das suas contas”.

Ainda em congresso foram votados os inerentes da Juventude Socialista à Comissão Nacional do PS, bem como a lista de militantes honorários da JS. Na primeira reunião da Comissão Nacional serão votados os nomes propostos por Ivan Gonçalves para o lugar de Secretário-Geral adjunto e do Secretariado Nacional, que é o órgão executivo da JS, bem como os representantes da JS na CPN do Partido Socialista.

Descomplicador:

A Juventude Socialista elegeu em congresso nacional, para além do Secretário-Geral, o presidente da Comissão Nacional, da Comissão Nacional de Jurisdição e da Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *