Investigação a Sócrates tem de terminar até Março de 2017

A Procuradoria-Geral da República decidiu não conceder mais um alargamento do prazo à Operação Marquês. Assim o processo que envolve José Sócrates tem que ter a acusação concluída até Março de 2017, segundo avança a TSF.

Joana Marques Vidal, Procuradora-Geral, decidiu abdicar do relatório intermédio sobre a evolução do caso, mas também não concedeu outro adiamento. A PGR disse à TSF que a Procuradora-Geral, “foi informada pela equipa de magistrados afeta à investigação do ponto de situação do processo, tendo, assim, obtido uma informação pormenorizada e devidamente fundamentada relativamente ao estado do inquérito”, substituindo assim o relatório.

Em Setembro, Joana Marques Vidal tinha concedido um adiamento de seis meses, prazo que podia agora ser nova alargado, o que não vai acontecer, delimitando assim a entrega da acusação até meio do mês de Março do próximo ano. A PGR considera que “face à informação recolhida, a Procuradora-Geral da República entende não se justificar qualquer reponderação do prazo estabelecido”.

Recorde-se que José Sócrates foi detido a 1 de Novembro de 2014 e esteve detido durante 10 meses até sair do Estabelecimento Prisional de Évora. José Sócrates aguarda agora a acusação por parte do Tribunal de Instrução, num processo que está a cargo do procurador Rosário Teixeira e do juiz Carlos Alexandre.

Descomplicador:

A Procuradoria-Geral da República não estendeu o prazo para a acusação de José Sócrates ser conhecida. Rosário Teixeira e Carlos Alexandre têm que apresentar a acusação até Março de 2017. Ainda assim, Joana Marques Vidal abdicou do relatório intermédio sobre o caso, após ter sido informada pelos magistrados sobre o ponto de situação do processo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *