Presidente da Comissão Europeia alerta Facebook e Google para noticias falsas

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, alertou os gigantes da internet, Facebook e Google, para os problemas provocados pelas noticias falsas que são disseminadas através das redes sociais e dos motores de busca.

“Liberdade também significa responsabilidade” diz Juncker, alertando que vai acompanhar as medidas que o Facebook e a Google vão tomar para limitar o alcance de noticias falsas.

Em entrevista a um meio de comunicação alemão, Juncker disse que “Facebook e Google devem desenvolver, no seu próprio interesse, sistemas para combater este tipo de informações falsas, uma vez que a credibilidade deveria ser o seu maior capital”.

O problema das noticias falsas difundidas nas redes sociais e nos motores de busca conquistou outra dimensão após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América. Mark Zuckerberg assumiu aí a luta contra a propagação de informação falsa no Facebook.

Descomplicador:

Jean-Claude Juncker disse em entrevista a um meio de comunicação alemão, que a Google e o Facebook devem combater as noticias falsas, prometendo acompanhar as medidas implementadas pelas gigantes da internet.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *