Roménia é o primeiro país europeu a ter uma líder muçulmana

Sevil Shhaideh, tem 52 anos e foi recentemente indicada como chefe de governo da Roménia. A líder do Partido Social Democrata romeno aguarda agora a confirmação do presidente e do Parlamento, para se tornar a primeira líder muçulmana de um governo europeu.

Shhaideh pertence à minoria tártara de língua russa, mas isso não a impediu de liderar a caminhada do PSD romeno até à vitória. O Partido Social Democrata uniu-se entretanto a um partido da ala liberal, apontando o nome de Sevil Shhaideh para liderar o executivo.

O presidente romeno adiou já a confirmação para depois do período natalício, mas assim que se confirmar, Sevil Shhaideh, tornar-se-à a primeira mulher a chefiar o governo romeno e a primeira líder muçulmana de um executivo na Europa.

Casada com um empresário sírio e proprietária de várias habitações em Damasco e Latáquia, no país do seu marido, Sevil Shhaideh foi Secretária de Estado do Desenvolvimento e mais tarde Ministra do Desenvolvimento, sendo vista como uma figura próxima do líder do PSD.

“Se confirmada, ela será primeira-ministra, mas a responsabilidade política fica em primeiro lugar comigo”, fez questão de adiantar o líder dos sociais-democratas, Liviu Dragnea. Sevil Shhaideh tem vindo a ser acusada de falta de autoridade e falta de experiência politica, com uma parte do eleitorado a criticar o facto das duas principais figuras serem oriundas de minorias étnicas.

Descomplicador:

Sevil Shhaideh foi escolhida como Primeira-Ministra da Roménia, podendo assim tornar-se a primeira líder de um governo europeu de origem muçulmana. O seu nome tem ainda que ser confirmado pelo Parlamento e pelo presidente da Roménia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *