Ministro dos Negócios Estrangeiros compara concertação social a “feira de gado”

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, foi apanhado pelas câmaras da TVI num comentário informal pouco abonatório para o cargo que ocupa. O responsável da diplomacia portuguesa comentou no jantar do Grupo Parlamentar do Partido Socialista as reuniões da concertação social a uma “feira de gado”, parabenizando Vieira da Silva pelo acordo conseguido com os parceiros.

Enquanto António Costa utilizava o discurso para saudar o acordo conseguido pelo Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros esqueceu-se da presença da comunicação social e comentou: “Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo! Ó Zé António, és o maior! Grande negociante… Era como uma feira de gado! Foram todos menos a CGTP? Parabéns”.

A “gaffe” foi trazida a público no espaço de Victor Moura Pinto na TVI24 que mostra algumas conversas informais entre responsáveis politicos. O jornal i, que chamou hoje o tema à capa, cita António Saraiva, presidente da CIP, que diz que “para um ministro dos Negócios Estrangeiros usou pouca diplomacia”.

Quem também critica a situação é a oposição. O deputado do PSD, Carlos Abreu Amorim, recordou no Twitter que o ex-Ministro da Economia, Manuel Pinho, “foi castigado por aludir a ‘feiras de gado”. O ex-deputado centrista, Michael Seufert, ironizou a situação dizendo, também no Twitter: “Gado, num sentido fofinho e decente. Nada de fasssssismo (sic)”.

Descomplicador:

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, comparou a concertação social a uma “feira de gado”. A gaffe foi captada pelas câmaras da TVI no jantar de natal do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *