Obama e o dia em que ponderou abandonar a politica

Para além de ter dito acreditar que conseguia vencer Donald Trump numas hipotéticas terceiras eleições para a Casa Branca, Barack Obama falou ainda sobre outros aspectos da sua carreira politica e pessoal no podcast do seu estratega, David Axelrod. O ainda presidente norte-americano recordou o dia em que ponderou abandonar a vida politica.

Oito anos antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos da América, em 2000, Barack Obama tinha gasto todas as suas poupanças numa campanha para as primárias para a candidatura ao congresso pelo Illionois. Obama perdeu as eleições e o dinheiro que investiu na sua campanha, tendo aí ponderado abandonar a carreira politica.

O presidente norte-americano conta aos The Axe Files que um amigo o convenceu a ir à convenção nacional dos democratas em Los Angeles. Obama apanhou um voo e quando procurou alugar um carro o cartão de crédito foi recusado por falta de dinheiro. Aí, casado, com uma mulher grávida e uma filha, Barack Obama ponderou seriamente deixar a vida politica para seguir outra carreira profissional.

A par da falta de dinheiro, Obama acabou por não conseguir ver quase nada da convenção, visto que o seu passe só dava acesso às áreas circundantes, tendo a sua entrada sido recusada até nas festas e nos encontros paralelos. “Acabei por ir-me embora mais cedo e naquela altura comecei mesmo a questionar-me se devia mesmo estar na política”, confessou Obama ao seu estratega de longa data.

Quatro anos mais tarde Obama foi um dos oradores principais da convenção democrata e oito anos depois deste episódio estaria a ser eleito presidente dos Estados Unidos da América. Em suma: “Se tivesses ganho aquela eleição não estaríamos sentados na sala Roosevelt” disse David Axelrod para resumir a importância deste episódio na carreira politica do presidente norte-americano.

Descomplicador:

Barack Obama contou no podcast do seu estratega, David Axelrod, o dia em que ponderou deixar a vida politica ao ter ficado sem dinheiro depois de uma candidatura a umas eleições primárias.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *