António Costa é a figura mais mediática do ano

O Primeiro-Ministro, António Costa, é a figura mais mediática do ano, segundo adianta a Cision, uma empresa de estudos de mercado. O líder do governo suplanta o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em referências nos meios de comunicação social. O ranking é dominado por politica e futebol.

Os primeiros quatro lugares são ocupados por instituições, com o governo a liderar as referências nos meios de comunicação social, seguido pelo Benfica, pelo Sporting e pelo Futebol Clube do Porto. Em quinta lugar, mas sendo a primeira personalidade, está António Costa, seguido de perto por Marcelo Rebelo de Sousa.

Os dados surgem após análise a mais de cinco milhões de noticias, em mais de dois mil órgãos de comunicação social. O governo soma mais de 200 mil referências, enquanto o Presidente da República regista 111 mil, ficando ligeiramente abaixo de António Costa.

O Partido Social Democrata surge em oitavo lugar, com 82 mil menções, enquanto o Partido Socialista regista o 9º lugar com 78 mil referências. A fechar o top10 está a instituição Assembleia da República com 71 mil referências. No top20 estão ainda o Bloco de Esquerda, a Comissão Europeia, o PCP, o CDS e Pedro Passos Coelho.

Descomplicador:

António Costa é a figura mais mediática do ano, seguida de perto por Marcelo Rebelo de Sousa. No que toca a instituições, o Governo é o que regista mais menções na comunicação social, ao longo de 2016.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *