“Geringonça” é a palavra do ano

“Geringonça” é a palavra do ano, segundo uma votação levada a cabo pela Porto Editora. A expressão que se refere ao acordo parlamentar entre o PS, CDU e Bloco de Esquerda, foi popularizada por Vasco Pulido Valente e por Paulo Portas e foi adoptada pelos três partidos de forma simpática, ao contrário da referência inicial.

A palavra foi escolhida por 25 mil portugueses, tendo batido as palavras “campeão” e “Brexit”, que conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente. A escolha foi conhecida esta manhã na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures. A concurso estavam também: “parentalidade”, “presidente”, “turismo”, “racismo”, “humanista”, “empoderamento” e “microcefalia”.

Os principais acontecimentos políticos têm sido decisivos na escolha da palavra do ano, depois de em 2015, “refugiado” ter sido a palavra mais votada pelos portugueses e “corrupção” em 2014.

A expressão “geringonça” foi popularizada por Paulo Portas numa intervenção na Assembleia da República, após ter sido conhecido o acordo parlamentar entre o Partido Socialista, o PCP, Os Verdes e o Bloco de Esquerda, que ainda hoje sustenta o executivo de António Costa.

Inicialmente tinha sido Vasco Pulido Valente a designar o acordo por “geringonça”, mas foi o ex-presidente do CDS que a popularizou ao utilizá-la numa intervenção parlamentar.

Descomplicador:

“Geringonça” foi a vencedora do concurso Palavra do Ano, promovido pela Porto Editoria e cujos resultados foram conhecidos esta manhã. A expressão utilizada para designar o acordo entre o PS, CDU e BE derrotou as palavras “campeão” e “Brexit”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *