Grupo liderado por português propõe Declaração Universal da Igualdade de Género à UNESCO

Um grupo liderado pelo presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, lançou recentemente uma proposta para a Declaração Universal da Igualdade de Género. A entrega da proposta surge depois do grupo, maioritariamente constituído por portugueses, ter ganho um concurso público internacional com participantes de 120 países.

“Este projecto nasce da tomada de consciência que há determinados valores que emergem da igualdade de oportunidades e de que todas as pessoas, à nascença, são portadoras da mesma dignidade e dos mesmos direitos fundamentais”, explica Rui Nunes, também professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A proposta que foi entregue à UNESCO estará agora disponível para consulta pública durante três meses, sendo depois apreciada pela organização. Segundo Rui Nunes, “há todas as condições para conseguirmos fazer aqui um bom trabalho que se venha a traduzir não apenas numa especulação intelectual, mas numa ferramenta concreta que pode ser de grande utilidade, sobretudo, em países onde estes valores estão menos defendidos, mas também em Portugal, onde ainda temos muitos passos para dar”.

Neste grupo de académicos estiveram presentes especialistas no domínio da ética, do direito, da justiça, dos direitos humanos e da economia.

Descomplicador:

Um grupo liderado pelo professor catedrático Rui Nunes, da Universidade do Porto, liderou a apresentação da Declaração Universal da Igualdade de Género, depois de vencer um concurso público internacional da UNESCO.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *