Marcelo abriu Belém para promover a leitura

Marcelo Rebelo de Sousa deixou de recomendar semanalmente livros no ecrã da TVI aos Domingos, mas mantêm a sua ligação à leitura, promovendo-a junto dos mais jovens. O Presidente da República abriu o Palácio de Belém aos mais novos para conversarem com escritores. A iniciativa vai repetir-se até Maio.

Ana Maria Magalhães, José Jorge Letria e Luisa Ducla Soares foram os protagonistas deste primeiro encontro com jovens da Escola São João Deus. Luisa Ducla Soares ficou à conversa com os cerca de 60 jovens que participaram nesta iniciativa, que contará com várias repetições até Maio deste ano. À Agência Lusa, Ducla Soares disse que “os níveis de leitura dos miúdos dependem dos professores”, acrescentando que “tudo depende do meio de que estão rodeados”.

Já Marcelo Rebelo de Sousa, disse à Agência Lusa que “A ideia é esta mensagem ir-se expandindo e o ser aqui [em Belém] – podia ser nas escolas – permite uma razão mais para as turmas e para as escolas e para os autores virem. É uma ajuda pequenina, é uma gota que pode ajudar”.

Para as próximas iniciativas estão previstas as presenças de autores como António Torrado, Isabel Minhós Martins, Rosário Alçada Araújo, Afonso Cruz, Isabel Zambujal, Miguel Sousa Tavares, Alice Vieira, Cristina Carvalho, Lídia Jorge, João de Melo, Kalaf, António Mota, Inês Pedrosa e José Fanha.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa abriu o Palácio de Belém aos jovens para conversarem com escritores e promover assim a leitura. Hoje 60 alunos da Escola São João Deus estiveram à conversa com Ana Maria Magalhães, José Jorge Letria e Luísa Ducla Soares.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *