Depois da Comissão Europeia, PPE lidera o Parlamento Europeu

O Partido Popular Europeu é agora rei e senhor da União Europeia. Depois de através de Jean-Claude Juncker ter garantindo a liderança da Comissão Europeia, ontem, através de Antonio Tajani lidera também o Parlamento Europeu. O novo presidente do hemiciclo foi eleito na quarta ronda de votações.

Com 23 anos de experiência em instituições europeias, Antonio Tajani foi eleito com 351 votos, contra os 282 de Gianni Pitella, o candidato socialista. Esta eleição fica marcada na história pela falta de entendimento entre o PPE e o S&D, tal como era hábito para a eleição deste cargo. O PPE é a família politica europeia do PSD e do CDS.

O resultado foi anunciado por Martin Schulz, presidente cessante, pelas 20h05, chamando Antonio Tajani a ocupar o seu lugar como chefe do hemiciclo, depois de um dia recheado de negociações e mudanças no xadrez politico.

“Houve entre nós hoje um confronto democrático. A partir de hoje serei o presidente de todos, respeitarei todos os deputados e todos os grupos”, disse Tajani, acrescentando ainda que “Amanhã [hoje] começaremos a trabalhar. Cumprirei as promessas que hoje aqui assumi”, garantiu.

Antonio Tajani, italiano de 63 anos, era vice-presidente do Parlamento Europeu, tendo sido também deputado europeu e vice-presidente da Comissão Europeia, durante a liderança de Durão Barroso. Foi comissário dos transportes e mais tarde da indústria e do empreendedorismo, tendo sido neste último, acusado de ter escondido o caso da manipulação dos testes de emissão de gases protagonizado pela Volkswagen.

Descomplicador:

Antonio Tajani, do Partido Popular Europeu, é o novo presidente do Parlamento Europeu, sucedendo assim a Martin Schulz. Foram necessárias quatro rondas de votação para encontrar o novo líder, devido à falta de entendimento entre os dois maiores partidos europeus: o PPE e o S&D.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *