JSD volta a criticar falta de atribuição de bolsas no Ensino Superior

A Juventude Social Democrata voltou a criticar a demora na atribuição de bolsas de estudo no ensino superior, em comunicado difundido hoje nas redes sociais. “Bolseiro: espera um semestre inteiro” é o título da nota enviada a criticar a inacção do Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.

Dizem os sociais-democratas que “na anterior legislatura, entre 2011 e 2015, através das alterações efectuadas ao sistema de acção social, foram atribuídas mais 10.000 bolsas de estudo anualmente do que pelo anterior governo e o tempo médio de resposta aos requerimentos foi reduzido a metade, entre outras melhorias como a definição de um dia fixo de pagamento da bolsa de estudo”, criticando agora a demora na atribuição das bolsas.

A JSD diz que “em meados de Janeiro continuam mais de 20 mil estudantes à espera de bolsa, situação que é inaceitável pois põe completamente em causa o sucesso do sistema de acção social enquanto o principal instrumento de acesso à educação enquanto elevador social” e que esta é uma situação que “não é aceitável e cabe ao Governo melhorar as condições de disponibilização de informação aos serviços de acção social”.

Os jovens sociais-democratas apresentaram assim três perguntas ao executivo liderado por António Costa, procurando saber: “a que se devem os atrasos verificados nas respostas aos requerimentos dos estudantes e as falhas observadas?”, “para quando uma resposta a estes mais de 20 mil estudantes que ainda aguardam resposta?”, “como pretendem evitar que estes atrasos se repitam no próximo ano lectivo?”.

Descomplicador:

A Juventude Social Democrata criticou em comunicado a demora na atribuição de bolsas de estudo no ensino superior. Segundo os sociais-democratas, mais de 20 mil estudantes continuam à espera da atribuição de bolsas de acção social escolar.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *