Obama utiliza últimos dias para proteger o território

Barack Obama dá o seu lugar na Sala Oval a Donald Trump esta Sexta-Feira, dia 20 de Janeiro. Até lá, o ainda presidente dos Estados Unidos da América tem procurado salvaguardar o que considera mais prioritário, evitando assim que Donald Trump possa tomar medidas sobre determinadas áreas do território.

Uma das prioridades de Barack Obama nos últimos dias tem sido decretar várias zonas dos Estados Unidos da América como reserva natural, evitando assim a sua exploração para efeitos de pesquisa de petróleo ou outras substâncias. Estas são medidas que não podem ser revertidas por Trump, bem como a comutação da pena de Chelsea Manning.

Outro dos focos principais de Obama está relacionado com o policiamento com recurso à força, onde têm sido firmados acordos com vários departamentos policiais de diversos estados. Estas são medidas que certamente não agradam a Donald Trump, mas que Obama pretende ver salvaguardadas antes de deixar a Casa Branca.

Quanto a Guantánamo, um dos pontos negros da sua passagem pela presidência norte-americana, Obama conseguiu reduzir o número de detidos para apenas algumas dezenas, mas não conseguiu o encerramento total, tal como prometido assim que tomou posse. Ainda assim, o presidente dos Estados Unidos tem como tradição conceder alguns perdões nos últimos dias de mandato, que não podem ser revogados e isso aconteceu já com Chelsea Manning.

Descomplicador:

Barack Obama tem aproveitado os últimos dias para salvaguardar alguns aspectos que considera essenciais. A protecção de determinadas áreas do território norte-americano, bem como a luta contra o policiamento com uso à força excessiva têm sido alguns, mas Obama pode ainda conceder mais perdões de última hora.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *