Obama na despedida: “Só temos que lutar”

Barack Obama protagonizou ontem a sua última conferência de imprensa na Casa Branca. O ainda presidente dos Estados Unidos da América procurou passar uma imagem de esperança aos cidadãos norte-americanos, na última comunicação na Casa Branca.

“Também acredito que acontecem coisas trágicas, mas se formos fiéis àquilo que sentimos que está certo, o mundo vai melhorar cada vez mais. É claro que por detrás da parede me zango, mas no fundo, no fundo, acho que nos vamos sair bem. Só temos de lutar pelas coisas”, disse Barack Obama na sua despedida como presidente dos Estados Unidos da América. Obama tem procurado nos últimos dias salvaguardar várias áreas que considera essenciais, procurando com ordens presidenciais evitar as reversões de Trump.

Obama deixou também uma mensagem à comunicação social, considerando essencial “a existência de uma imprensa livre”. Um dos temas em destaque foi a comutação da pena de Chelsea Manning, que Obama considera ter já “cumprido pena” depois de ter recebido uma sentença “pesada”.

Quanto à relação com Donald Trump, Obama diz que “as conversas são cordiais, às vezes bastante longas e substanciais. Não sei se consegui ser convincente, mas ofereci os meus conselhos, as minhas opiniões sobre várias questões tanto internas como externas”, considerando que “se ele ganhou a eleição, acho que é adequado que avance com a sua visão e com os seus valores”.

Descomplicador:

Barack Obama dirigiu-se ontem pela última vez aos jornalistas na Casa Branca. O ainda presidente norte-americano deixou uma mensagem de esperança, falou sobre a comutação da pena de Chelsea Manning e das suas conversas com Donald Trump para preparar a transição.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *