Porto: Três candidatos, três economistas

As eleições autárquicas deste ano estão já a entrar na agenda do dia, em particular nas grandes cidades portuguesas. No Porto, são já conhecidos três candidatos e todos eles são economistas de formação. Rui Moreira, como independente, Álvaro Santos Almeida, pelo PSD e agora Ilda Figueiredo, pelo PCP, são os protagonistas conhecidos.

Depois de Rui Moreira, actual presidente da autarquia, ter dado a conhecer que seria novamente candidato, surgiu recentemente o nome de Álvaro Santos Almeida como candidato pelo PSD, estando já confirmado, embora falte a apresentação formal. Agora foi a vez do PCP ter escolhido também a sua candidata, tendo a escolha sido Ilda Figueiredo.

A informação foi confirmada ao Jornal de Noticias por um elemento do Comité Central do PCP e marca assim o regresso ao Porto, onde foi vereadora de 1994 a 2001, tendo tido no primeiro mandato, o Pelouro da Saúde e Sanidade. Em 1999 foi eleita para o Parlamento Europeu, tendo renovado o mandato em 2004 e 2009.

Ilda Figueiredo junta-se assim na corrida ao actual presidente da autarquia e a Álvaro Santos Almeida, também ele economista e que será o candidato do Partido Social Democrata. O CDS apoiará Rui Moreira e o PS deve seguir o mesmo caminho, embora não tenha oficializado a sua posição.

Descomplicador:

Ilda Figueiredo, economista, será a candidata do PCP à Câmara Municipal do Porto, nas eleições autárquicas deste ano.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *