PSD conquista mais novos militantes do que PS, CDS e BE juntos

Não estamos a falar de novas eleições, mas o PSD conseguiu uma maioria absoluta: o número de novos militantes que os sociais-democratas conquistaram, no período que passou desde as últimas eleições legislativas, supera os números conseguidos por PS, CDS e Bloco de Esquerda – os partidos que revelaram estes números ao “Diário de Notícias” em tempo útil – juntos.

Desde as eleições que deram uma vitória minoritária ao PSD e permitiram ao PS assinar acordos com os partidos à sua esquerda, formando um Governo com apoio parlamentar, os sociais-democratas já somaram 8144 adesões, revela o jornal diário. Assim, o PSD consegue mais novos apoiantes do que qualquer outro partido, reunindo mesmo mais do dobro de novos militantes do que o PS, que conta com 3019 adesões.

Depois de PSD e PS, nesta listam chega o CDS, com 2910 adesões, e o Bloco de Esquerda, com 1693 – sendo que a contagem não é possível nas fileiras do PCP, que só conta os seus militantes de quatro em quatro anos, o tempo que passa entre congressos, ou em ações especiais mais concretas.

Segundo os dados avançados pelo Diário de Notícias, os homens aderem mais do que as mulheres em todos os partidos (no caso do PSD, são 56% de homens para 44% de mulheres). O perfil também se traça com os dados sobre faixas etárias: é que PSD, CDS e Bloco de Esquerda recrutam mais jovens – e no caso do PSD, o partido com mais novas adesões, 4754 destas são de jovens dos 18 aos 30 anos. No caso do PS, a faixa etária que mais aderiu entre outubro de 2015 e janeiro de 2017 foi a que soma entre 30 e 50 anos.

Em termos geográficos, é em Braga que o PS recruta mais novos filiados; o CDS faz sucesso no Porto, e o Bloco de esquerda em Lisboa. O PSD não forneceu esta informação ao Diário de Notícias; também os dados do PEV e do PAN não chegaram a tempo ao jornal, com o partido representado por André Silva no Parlamento a referir que conta com “mais de um milhar de filiados”, muitos deles “jovens” e “mulheres”.

Descomplicador:

 

Segundo dados revelados pelo DN, o PSD é o partido com mais novos militantes, conseguindo derrotar neste parâmetro CDS, PS e BE juntos.

 

 

Publicado por: Mariana Lima Cunha

21 anos, natural de Oeiras. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação e Marketing Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Jornalista online do Expresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *