Presidente do México cancela viagem aos Estados Unidos da América

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou a viagem aos Estados Unidos da América, onde iria ter uma reunião com Donald Trump, depois de o presidente norte-americano ter avançado com a construção do muro.

 

O encontro estava agendado para a próxima Terça-Feira, mas o seu cancelamento foi anunciado hoje, depois de Trump ter avançado com a construção do muro na fronteira com o México. O encontro teria como objectivo principal debater o acordo de comércio-livre (NAFTA).

Peña Nieto deu assim resposta aos vários pedidos de muitas figuras públicas mexicanas que exigiam o cancelamento da reunião, depois de uma atitude que consideraram “uma humilhação” para com o seu país.

Ainda assim, o presidente mexicano reforçou no Twitter a vontade “de trabalhar com os EUA para chegar a acordos a favor de ambas as nações”. Donald Trump tinha utilizado a mesma rede social para dizer que se o México não tinha intenção de pagar o muro “então o melhor é cancelar a reunião”.

Descomplicador:

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou hoje o cancelamento da reunião com Donald Trump que ia decorrer na próxima Terça-Feira e que tinha como ponto principal da ordem de trabalhos a discussão sobre o acordo de comércio livre entre os dois países.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *