Pedro Sanchez vai lutar (novamente) pela liderança do PSOE

O ex-presidente do PSOE, Pedro Sanchez, que se demitiu visto ser contra a viabilização de um novo governo de Mariano Rajoy em Espanha, vai ser novamente candidato à liderança dos socialistas do país vizinho. Sanchez é assim o primeiro candidato a apresentar-se às primárias do partido.

O ex-líder socialista apresentou-se a dois actos eleitorais e acabou por se demitir por estar a bloquear a viabilização de um novo executivo liderado novamente por Mariano Rajoy do Partido Popular. Nesse caso particular, a maioria do partido decretou que o governo devia ser viabilizado, levando à demissão de Sanchez.

Agora Pedro Sanchez diz ter demonstrado que “não me escondo, sobretudo durante os momentos difíceis”, dizendo que a sua candidatura tem apenas uma condição: “dizer que somos socialistas e queremos derrotar a direita para transformar o nosso país e garantir um futuro próspero para o nosso povo”.

Pedro Sanchez que recuperar o posicionamento que defende para o PSOE, dizendo que o partido deve agora escolher entre “um partido de esquerda onde os militantes decidem, ou aquela que se absteve perante Rajoy e deixou o PSOE em terra de ninguém”.

A opositora de Pedro Sanchez deverá ser Susana Diaz, da Andaluzia, que protagonizou o movimento interno dos socialistas espanhóis que defendia a viabilização de Pedro Sanchez como Primeiro-Ministro.

Descomplicador:

Pedro Sanchez anunciou a sua candidatura à liderança do PSOE em Espanha, procurando assim voltar à liderança dos socialistas. Sanchez demitiu-se após ter sido “obrigado” a viabilizar o executivo de Mariano Rajoy.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *