Petição no Reino Unido pede cancelamento da visita de Trump

Uma petição que conta já com mais de um milhão de assinaturas, pede que a visita de estado de Donald Trump ao Reino Unido seja cancelada. Em causa não está a deslocação do presidente dos Estados Unidos, propriamente dita, mas sim o encontro com a Rainha, algo que os britânicos não vêem com bons olhos.

Tendo em conta que a petição tem já mais de um milhão de assinaturas, terá que ser apreciada pelos deputados britânicos, que, por lei, têm que apreciar todas as petições com mais de 100 mil assinaturas. O Governo já disse no entanto que a visita se mantém tal qual foi planeada inicialmente.

Diz a petição que, “Donald Trump deve poder entrar no Reino Unido na sua capacidade de chefe do governo norte-americano, mas não deve ser convidado para uma visita de Estado porque isso iria causar embaraço para a rainha”, defendendo que “bem documentada misoginia e vulgaridade de Donald Trump inabilitam-no para ser recebido pela rainha e pelo príncipe de Gales”.

Neste caso, deputados conservadores e trabalhistas estão contra algumas das medidas já tomadas por Donald Trump. O líder do “Labour”, Jeremy Corbyn, defende que a visita deve ser suspensa, algo que Theresa May recusou já.

Descomplicador:

Uma petição com mais de um milhão de assinaturas pede ao Governo britânico que não dê honras de estado à visita de Donald Trump ao Reino Unido. A petição defende que Trump não deve ter um encontro com a rainha, mas Theresa May já reafirmou o convite ao recém-eleito presidente norte-americano.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *