Escândalo prejudica Fillon nas sondagens francesas

O escândalo sobre a mulher de François Fillon, já está a prejudicar o candidato da direita francesa nas mais recentes sondagens publicadas. Marine Le Pen surge à frente nalguns estudos de opinião, mesmo depois de conhecido o vencedor das primárias francesas.

Uma sondagem para o Le Figaro dá conta que Fillon tem vindo a perder terreno para o candidato do centro, Emanuel Macron, e que a maior beneficiada tem sido Marine Le Pen, que surge agora com possibilidades de vencer a primeira volta.

Le Pen surge com 25% das intenções de voto, com François Fillon com 21 a 22% dos votos e Emanuel Macron com 21% das intenções de voto. Ainda assim, na segunda volta, Marine Le Pen aparece sempre como derrotada, quer contra Fillon quer contra Macron.

No entanto, devido ao escândalo, François Fillon tem vindo a perder terreno e no caso de um confronto com Emanuel Macron numa segunda volta, será o candidato do centro a vencer, segundo os estudos de opinião actuais.

Existem sondagens que apontam para uma queda de 17% por parte de Fillon, após o escândalo com os alegados empregos fictícios da sua mulher. O candidato da esquerda, Benoit Hamon surge com 15% dos votos, relegando Jean-Luc Melenchon para o último lugar com 10%.

Descomplicador:

François Fillon já está a sentir o peso do escândalo sobre o alegado emprego ficticio da sua mulher como sua assessora. O candidato da direita em França desceu nas sondagens e surge atrás de Marine Le Pen na primeira volta. Ainda assim, tanto Fillon como Macron aparecem como vencedores numa segunda volta contra a candidata da extrema-direita.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *