Ministros da Defesa do “quarteto do sul” reúnem em Lisboa

Os Ministros da Defesa de Portugal, Espanha, Itália e França vão reunir na próxima Segunda-Feira em Lisboa. O apelidado “flanco do sul” vai “concertar posições sobre temas-chave para a segurança e defesa”.

O encontro está agendado para o Palácio da Bolsa, no Porto, e segundo informação do gabinete do Ministro da Defesa de Portugal, terá como objectivo concertar posições em quatro temas-chave: ” o estado da Aliança Atlântica e perspectivas futuras, o modelo de actuação da NATO para o Sul, as relações transatlânticas e a implementação da Estratégia Global da União Europeia em matéria de segurança e defesa”.

Para além de Azeredo Lopes, estarão também presentes os Ministros da Defesa de Espanha, Maria Cospedal, de França, Jean-Yves Le Drian e da Itália, Roberta Pinotti. Recorde-se que há poucos dias decorreu, também em Portugal, um encontro entre os Primeiros-Ministros dos países do sul da Europa, que contou, entre outros com François Hollande e Mariano Rajoy.

O último encontro do “quarteto do sul” tinha decorrido em Maio de 2016 em Toulon, França, tendo do encontro saído uma carta conjunta para o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg. Este encontro de 2017 decorre dias antes da cimeira de Ministros da Defesa da NATO, que vai decorrer a 15 e 16 de Fevereiro em Bruxelas.

Descomplicador:

Os Ministros da Defesa do “quarteto do sul” vão reunir-se no Porto para debater quatro temas-chave relativos à NATO. A conferência vai contar com os Ministros da Defesa de Portugal, Espanha, França e Itália.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *