Marcelo quer debate amplo sobre a eutanásia

A eutanásia foi hoje o tema do dia na Assembleia da República, mas ontem, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha já falado sobre o tema, pedindo um debate “amplo e participado”.

 

“O Presidente da República quer é que haja um debate amplo, o mais participado possível, com iniciativas populares, como petições, com a iniciativa de partidos e de cidadãos e de grupos de cidadãos, portanto isto significa que não irá intervir tão depressa sobre esta matéria”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, ontem no Palácio de Belém.

Para já o Presidente da República considera “prematuro” assumir uma posição sobre a eutanásia, quando ainda “se fala de vários projetos de lei, de várias origens”, não querendo assim condicionar para já o debate.

Também sobre a possibilidade de realizar um referendo, Marcelo disse que “debater se há referendo ou não é debater a forma de auscultação da vontade dos portugueses e por outro lado de decisão política”, recusando-se também nessa matéria a adiantar qual era a sua posição.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa recusou assumir uma posição no debate sobre a eutanásia, pedindo apenas um debate “amplo e participado” sobre o tema. O Presidente da República também não se quis pronunciar sobre a realização de um referendo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *