François Hollande pode ser o próximo líder do Conselho Europeu

O presidente francês, François Hollande, pode vir a ser o próximo líder do Conselho Europeu, sucedendo a Donald Tusk. A informação avançada pelo jornal Público, é justificada pelo “elevado perfil em matéria de politica externa” e pelo apoio aos Estados Unidos no combate ao Estado Islâmico.

A informação será debatida hoje de forma informal em La Valleta, onde estarão reunidos os líderes europeus para preparar o Conselho Europeu de Roma, que se realiza a 25 de Março.

O Público cita uma fonte diplomática para explicar que a liderança assumida por um ex-presidente de um dos países mais importantes da União Europeia é vista com bons olhos pela Alemanha e por outros países europeus.

O mandato de Donald Tusk termina oficialmente a 31 de Mario e terá que ser substituído por um socialista, tendo em conta que o centro-direita ocupa já a liderança do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.

A escolha de François Hollande para dirigir o Conselho Europeu é também vista como uma forma de a França manter uma voz moderada no centro de decisão da União Europeia, tendo em conta os riscos que as eleições francesas apresentam.

Descomplicador:

François Hollande, presidente francês, pode suceder a Donald Tusk na liderança do Conselho Europeu. O seu nome vai ser debatido de forma informal antes do encontro de líderes europeu de 25 de Março.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *