Alfândega da Fé é o município mais transparente do país

O munícipio de Alfândega da Fé é o mais transparente este ano, segundo o estudo realizado pela TIAC – Transparência e Integridade. Este é o primeiro ano em que o líder deste ranking soma 100 pontos, a “pontuação perfeita”.

 

Alfândega da Fé é um município do distrito de Bragança com pouco mais de 100 mil habitantes e que registou a pontuação máxima na Organização, Composição e Funcionamento; na Relação com a Sociedade e na Informação Económico-Financeira. Em 2º lugar ficou o município de Carregal do Sal, com Águeda a fechar o pódio.

Mais uma vez as grande autarquias como Lisboa e Porto não conseguem grandes classificações. A capital ficou pelo 137º lugar e o Porto pelo 141º. Este foi também o primeiro ano em que a média dos municípios é positiva, ou seja, acima dos 50 pontos do Índice de Transparência Municipal.

Na cauda da tabela estão municípios como Calheta, Corvo e Penela, do distrito de Coimbra. A Transparência e Integridade justifica a má classificação das maiores cidades, com a “pesada estrutura administrativa”, o que dificulta a comunicação entre as várias estruturas e os meios de divulgação das informações.

Descomplicador:

O Índice de Transparência Municipal deste ano tem pela primeira vez uma média positiva dos municípios portugueses. Alfândega da Fé lidera a tabela, onde os municípios maiores, Lisboa e Porto estão em 137º e 141º lugar, respectivamente.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *