Turquia vai pagar a avós para cuidarem dos netos

O governo turco anunciou recentemente um projecto piloto onde vai pagar um salário mensal aos avós que tomarem conta dos netos. O projecto é válido apenas para avós até aos 65 anos, mas pode ser alargado no caso da iniciativa ter sucesso.

O projecto foi anunciado pelo Ministro do Trabalho turco e envolve o pagamento de um salário mensal de 100 euros, correspondente a 30% do salário mínimo turco, aos avós até 65 anos que ficarem responsáveis por tomar conta dos netos.

A iniciativa vai ter inicio em Março e vai abranger cinco mil famílias das zonas de Istambul e Bursa, às quais se juntarão mais mil famílias de outras sete regiões do país.

Os avós não podem ter mais de 65 anos e os bebés têm de ter entre os seis meses e um ano de idade. “Não interessa se a avó já recebe uma pensão de reforma ou não. A condição económica da avó não está em causa, o importante é que não tenha problemas de saúde”, disse o Ministro do Trabalho à imprensa.

Descomplicador:

O governo turco vai lançar um projecto onde vai pagar um salário mensal aos avós que tomarem conta dos netos entre os seis meses e um ano de idade. O salário será de 100 euros, o correspondente a 30% do salário mínimo turco.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *