“Nos EUA têm todo o dinheiro que se imagine e os resultados em matemática são piores do que os portugueses”

O director de Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher, está hoje em Portugal para uma conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre educação e em entrevista ao Diário de Noticias elogia o progresso de Portugal nesta área, dizendo que é “a maior história de sucesso da Europa no PISA”, os testes de avaliação dos estudantes.

Schleicher diz que Portugal fez “um longo progresso” e que é “a maior história de sucesso na Europa. Não é uma coisa que possamos associar a um período específico. Começou no ano 2000 e muitas coisas contribuíram”, dando como exemplos a renovação da rede escolar, o talento do corpo docente e o rigor e coerência que tem vindo a ser implementado nos currículos escolares.

No entanto, os elogios do director de Educação e Competências da OCDE não se ficam por aqui. Andreas Schleicher diz ainda que “em Portugal, tendo em conta o contexto económico dos últimos 10 anos, podemos dizer que o país fez um milagre”, comparando ainda com a actual situação norte-americana, onde explica que “nos Estados Unidos têm todo o dinheiro que se imagine e os resultados em matemática são piores do que os portugueses”.

Ainda assim, existem ainda melhorias a fazer, nomeadamente no elevado número de retenções, ainda para mais num pais onde “os alunos que repetem o ano nem sempre são os que têm mais dificuldades de aprendizagem, mas tendem a ser os mais desfavorecidos”. Ainda assim, para Schleicher, Portugal não é dos países onde a politica educativa tem registado mais avanços e recuos, apontando a França e a Espanha como piores exemplos.

Descomplicador:

Andreas Schleicher, director de Educação e Competências da OCDE, elogiou o estado da educação em Portugal, dizendo que é o caso de “maior sucesso da Europa nos testes PISA”, elogiando ainda mais essa melhoria no período de grave crise que o país ultrapassou.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *