Pablo Iglesias segura liderança do Podemos

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, reforçou hoje a liderança do partido, ao vencer a eleição que o colocava frente-a-frente a Inigo Errejon, o seu número dois, desde a ascensão do partido. Iglesias venceu em toda a linha, ficando com a secretaria-geral e com a maioria no Conselho de Cidadãos.

Pablo Iglesias conseguiu 60% dos votos dos mais de 150 mil militantes inscritos, garantindo assim 37 dos 62 assentos no Conselho de Cidadãos e relegando Inigo Errejon, o seu antigo número dois, para segundo lugar com 23 assentos.

Depois da vitória para o Conselho de Cidadãos, a lista de Pablo Iglesias conseguiu mais de 90% dos votos para a secretaria-geral do partido. Cabe agora a Iglesias decidir se mantém Inigo Errejon como porta-voz do Podemos no congresso espanhol.

Segundo o El Espanol, Errejon fica agora numa posição delicada, visto a sua corrente ter algum peso dentro do partido, mas fica agora totalmente nas mãos de Pablo Iglesias, depois da votação deste fim-de-semana.

Descomplicador:

Pablo Iglesias segurou a liderança do Podemos e reforçou a sua posição face à corrente liderada pelo número dois, Inigo Errejon, que fica agora numa posição delicada dentro do partido.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *