“A disponibilização da informação é o primeiro passo para uma democracia mais perfeita”

A autarquia de Alfândega da Fé foi considerada este ano como a mais transparente, segundo o Índice de Transparência Municipal, publicado pela TIAC – Transparência e Integridade. Esta foi a primeira vez que a primeira classificada somou 100 pontos. O Panorama falou com a presidente da Câmara, Berta Nunes, sobre o trabalho que tem sido levado a cabo nos últimos anos.

Para Berta Nunes, “é uma honra liderar esta tabela porque acreditamos na transparência como importante para a democracia”, acrescentando ainda que “a disponibilização da informação é o primeiro passo para uma democracia mais perfeita e informada”, fazendo disso ponto de ordem para o desempenho das funções autárquicas.

A presidente da autarquia, eleita pelo Partido Socialista e que em 2017 será candidata ao terceiro mandato, faz ainda um balanço do trabalho desenvolvido nos últimos anos, onde, “tendo como referência de boa prática o índice, temos vindo a melhorar progressivamente a disponibilização da informação de forma a chegar aos 100 pontos”.

A autarquia tem trabalhado de forma integrada para ir “melhorando a quantidade e a qualidade da informação disponibilizada” aos munícipes, avança a líder deste concelho com pouco mais de cinco mil habitantes.

Para Berta Nunes, este é também um principio que saudavelmente começa a ser levado de forma natural pelos habitantes do concelho que, “sabe que tem muita informação útil no site e já a procura e acompanha”.

O Índice de Transparência Municipal analisa vários itens disponíveis nos sites das autarquias do país para depois atribuir uma classificação. As autarquias têm ainda direito a um contraditório face à primeira análise dos autores do estudo.

Descomplicador:

Berta Nunes, presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, diz ao Panorama que ” disponibilização da informação é o primeiro passo para uma democracia mais perfeita e informada”, em reacção à liderança do seu município no Índice de Transparência Municipal.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *