PSD propõe que publicação de transferências para offshores não dependa de governos

O Partido Social Democrata vai apresentar uma proposta de lei para que a publicação de transferências para offshores não dependa dos governo e que possa ser assegurada pelos serviços sem depender de outro tipo de autorizações.

“A publicação das listagens das transferências financeiras para territórios ‘offshore’ não pode mais estar dependente de uma decisão político-administrativa, de um despacho de um secretário de Estado. O PSD irá apresentar uma iniciativa legislativa para que se torne obrigatória essa publicação das estatísticas e que não esteja só na dependência de uma decisão político-administrativa da tutela”, explicou Hugo Soares, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD.

Os sociais-democratas sublinham que neste momento a prioridade deve ser a de descobrir se o erário público foi prejudicado pela decisão de não publicar as listagens entre 2011 e 2014. “Queremos ouvir as explicações do doutor Paulo Núncio para saber o que é que esteve na base desta sua decisão ou desta sua não decisão”.

Hugo Soares congratulou ainda a atitude de Paulo Núncio: “A responsabilidade política foi assumida, por inteiro, e bem, pelo doutor Paulo Núncio. E numa altura em que é tão difícil os responsáveis políticos assumirem os seus erros, erros políticos, como é o caso, e que fica agora patente, nós não deixamos de enaltecer”, disse.

Descomplicador:

O PSD vai apresentar um projecto de lei para que a publicação das transferências para offshores não necessite da autorização dos responsáveis governamentais, salientando que o importante neste momento é apurar se a não publicação das listagens prejudicou o erário público.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *