Jornalistas espanhóis denunciam pressão do Podemos

A Associação de Imprensa de Madrid lançou hoje um comunicado onde dá conta das pressões do Podemos aos jornalistas. O comunicado emitido hoje denuncia um “clima de medo” imposto pelo Podemos há mais de um ano e garante que os jornalistas têm provas documentais das pressões.

Pablo Iglesias – Podemos

Segundo o comunicado, um grupo de jornalistas apresentam “testemunhos e provas documentais” das pressões do Podemos, que acusam de criar um “clima de medo”, exigindo assim ao Podemos que “deixe de uma vez por todas a campanha sistemática de perseguição levada a cabo contra profissionais de diferentes órgãos de comunicação, que amedronta e ameaça quando está em desacordo com as suas informações”.

Segundo a nota da Associação de Imprensa de Madrid, estas pressões existem há mais de um ano, em fóruns na internet, nas redes sociais, em particular no Twitter e em “injúrias e ataques pessoais em entrevistas”. A associação de jornalistas revela ainda a existência de “mensagens escritas e chamadas intimidantes”.

Para a Associação de Imprensa espanhola, este tipo de intimidação, “pretende minar a credibilidade e o prestígio destes profissionais, que são submetidos várias vezes a um bombardeamento constante de mensagens que tentam desqualificar ou ridicularizar o seu trabalho e limitar a liberdade de informação”.

Para já a única reacção veio por parte de Irene Montero, porta-voz do partido no Parlamento espanhol, que disse estar “surpreendida por isto ser tornado público sem ter uma reunião, porque talvez pudéssemos esclarecer o assunto antes”.

Descomplicador:

A Associação de Imprensa de Madrid lançou hoje um comunicado onde denuncia pressões por parte do partido politico Podemos desde há mais de um ano. O partido liderado por Pablo Iglesias é acusado de enviar “mensagens intimidantes” e de “minar a credibilidade” dos jornalistas em fóruns na internet.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *