Aguiar Branco não quer comissão apenas por causa dos SMS

O presidente da nova Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Caixa Geral Depósitos, José Pedro Aguiar Branco, disse hoje à Agência Lusa que vai lutar pela dignificação deste instrumento ao dispor dos deputados e que vai trabalhar para que esta não seja a “comissão dos SMS”.

Aguiar Branco falou um dia antes da Comissão tomar posse e justificou este seu regresso à primeira linha das lides políticas com o “dever” de dignificar a Assembleia da República, entendendo que Mário Centeno é o primeiro interessado em esclarecer as questões à volta das comunicações com António Domingues.

“Vivemos um tempo em que é necessário credibilizar as instituições. Num momento em que as instituições precisam de ser reforçadas, quero dar o meu contributo”, diz José Pedro Aguiar Branco, ex-Ministro da Defesa, acrescentando que “a situação está muito para lá da questão dos SMS. Tem a ver com todo um procedimento quanto à nomeação de uma administração de uma instituição importante com dimensão pública, daquilo que é a relação do Governo do país com essa instituição”.

O presidente desta comissão pretende ainda que “aquilo que são as tentações partidárias fiquem num papel secundário em relação ao que é o papel primeiro de um deputado – esclarecer a verdade e a verdade material. Não a verdade formal, que depende dos mecanismos procedimentais, mas a verdade material, aquilo que aconteceu mesmo”.

Descomplicador:

Aguiar Branco, que vai liderar a nova comissão de inquérito sobre a Caixa Geral Depósitos disse que “a situação está muito para lá da questão dos SMS” e que tentará “aquilo que são as tentações partidárias fiquem num papel secundário”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *