Porto vai receber as comemorações do 10 de Junho

O Porto vai receber em Portugal as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, segundo revelou recentemente o despacho publicado em Diário da República. No estrangeiro, as comemorações oficiais terão lugar no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

À Agência Lusa, fonte da Presidência da República adiantou ainda que as comemorações no Porto terão lugar nos dias 9 e 10 de Junho, partindo nesse dia Marcelo Rebelo de Sousa para o Brasil, de onde só regressará no dia 12. O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhará Marcelo Rebelo de Sousa, tanto em Portugal como no Brasil.

A comissão de honra da comemorações será presidida por Manuel Sobrinho Simões, investigador e chefe de serviço do Hospital de São João, sendo também professor catedrático na Universidade do Porto. O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro, o Chefe do Protocolo do Estado, Embaixador António Almeida Lima, e o Secretário-Geral da Presidência da República, Dr. Arnaldo Pereira Coutinho integram também esta comissão.

Inicialmente Marcelo Rebelo de Sousa tinha dito que iria comemorar o feriado do 10 de Junho fora de Portugal de dois em dois anos, mas em Setembro de 2016, nos Estados Unidos da América disse que estará perto das comunidades portuguesas nestas comemorações “ano após ano”.

Descomplicador:

A cidade do Porto vai ser a sede das comemorações do 10 de Junho em 2017. Fora do país as comemorações oficiais vão decorrer em São Paulo e no Rio de Janeiro no Brasil e vão contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *