PS questiona governo sobre bonificações no ensino superior

O deputado socialista João Torres, enviou ao governo liderado pelo seu partido, um conjunto de questões sobre alegadas bonificados atribuídas por instituições do ensino superior a estudantes que concluem os cursos no tempo devido.

João Torres diz ao Diário de Noticias que existe alguma preocupação, tendo em conta várias denuncias de vários estudantes de direito. O DN avança ainda que essa prática tem sido comum na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa e por vezes na Universidade de Coimbra, após aprovação do Conselho Geral e na Universidade Católica.

“Algumas sinalizações que nos têm sido feitas vão no sentido, defendem os estudantes, de se constatarem algumas injustiças, em razão dos diferentes algoritmos de bonificação, que variam de instituição para instituição”, diz João Torres ao mesmo jornal, explicando em algumas instituições essa bonificação pode ser superior a um valor.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto diz ter em mãos vários pareceres que garantem a ilegalidade da medida e outro estudante explica ao DN que”na área do Direito, a média pesa mais do que noutras. Nos anúncios do Banco de Portugal, um dos critérios eliminatórios para concorrer às vagas é ter 14 valores”.

Descomplicador:

O deputado João Torres, do Partido Socialista, colocou ao governo um conjunto de questões sobre uma prática que tem gerado várias dúvidas no ensino superior e que consiste em atribuir bonificações na média final aos estudantes que completem o curso no prazo previsto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *