Bloco chama Mário Centeno para explicar encerramentos de balcões da Caixa

O Bloco de Esquerda vai chamar o Ministro das Finanças, Mário Centeno, à Assembleia da República para explicar o processo de avaliação da rede de balcões da Caixa Geral Depósitos. Todos os partidos defendem pelo menos um balcão por concelho.

“Recapitalização sim, mas com respeito pelos trabalhadores e com respeito pelas populações que dependem dos balcões da Caixa”, disse Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, à TSF. “Foi sempre garantido que esse respeito existiria, mas temos agora conhecimento de que 25% dos balcões vão encerrar sem haver uma informação prévia”, acrescentou ainda a parlamentar bloquista.

À TSF, a Caixa Geral Depósitos disse que está neste momento a avaliar a lista de balcões a fechar, mas o Correio da Manhã adianta que os primeiros 70 encerrarão até ao final do ano. Esta medida leva assim a que Mário Centeno se desloque ao Parlamento para prestar mais esclarecimentos aos deputados.

Todos os partidos defendem que a Caixa Geral Depósitos deve estar presente em todos os concelhos do país, com o PSD a apelar a uma presença nos concelhos do interior. O CDS diz, pela voz de João Almeida, que “um banco público só tem razão de ser se efectivamente tiver critérios distintivos. Se tiver exactamente os mesmos critérios de gestão que um banco privado, então o Estado tem o pior de dois mundos”.

Descomplicador:

O Bloco de Esquerda vai chamar Mário Centeno ao Parlamento para explicar o processo de encerramento de balcões da Caixa Geral Depósitos. À TSF, a Caixa diz que está a avaliar quais os balcões a encerrar.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *