Sócrates recebido com protestos na Universidade de Coimbra

O ex-Primeiro-Ministro José Sócrates foi recebido com protestos na Universidade de Coimbra, tendo sido acusado de ter sido no seu Governo que se abriu a porta à passagem das universidades a fundações. Duas dezenas de estudantes receberam o antigo Primeiro-Ministro com vários cânticos.

José Sócrates esteve esta tarde no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde marcou presença numa iniciativa do Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia e onde integrou um painel sobre “Haverá uma política apartidária?”.

Os responsáveis pelo protesto, cerca de vinte alunos, acusaram o antigo chefe do executivo de ter sido no seu mandato, em 2007, que se abriu caminho à passagem das universidades a fundações, com a introdução do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

Para alguns estudantes, a passagem das universidades para o regime fundacional pode ser o primeiro passo para a privatização do ensino superior. Em Coimbra, o reitor, João Gabriel Silva, propôs o inicio do debate em Julho, estando agora o processo a decorrer no Conselho Geral da universidade.

Descomplicador:

José Sócrates foi recebido hoje com protestos na Universidade de Coimbra, com duas dezenas de estudantes a recordarem que foi no seu mandato que se abriu o caminho à passagem das universidades a fundações.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *