CDU de Merkel vence eleições regionais no estado de Sarre

A data marcada para as próximas eleições federais alemãs ainda está longe, mas a União Democrata-Cristã (CDU) conquistou este domingo uma importante vitória eleitoral no estado de Sarre. O partido da atual chanceler, Angela Merkel, reuniu 40,7% dos votos, destacando-se do SPD de Martin Schulz, que se ficou pelos 29,6%.

As sondagens anteviam uma margem mínima de vitória para a CDU, sugerindo que o partido de Merkel teria de se coligar com os partidos A Esquerda, Os Verdes e SPD, o partido que parte como principal rival para as próximas eleições federais, para continuar a controlar o governo.

Sendo que Angela Merkel espera vencer e governar por um quarto mandato consecutivo, as eleições no pequeno estado de Sarre, com cerca de um milhão de habitantes, seriam uma importante prova para os maiores partidos alemães. Isto porque recentes inquéritos de opinião revelaram que as intenções de votos entre Merkel e Schulz são muito próximas.

Atrás de Merkel ficou o SPD, que conseguiu reunir 29,6% dos votos, um resultado mais baixo comparado às eleições regionais de 2012. Os restantes partidos reuniram uma percentagem de votos menos significativa com o Die Linke a conseguir 13% dos votos, Os Verdes 4,5%, os liberais do FDP 3% e o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) a reunir 6% dos votos.

As eleições federais alemãs estão agendadas para setembro, mas antes disso ainda haverá eleições regionais nos estados de Schleswig-Holstein e Renânia do Norte-Vestefália.

Descomplicador:

O partido de Angela Merkel venceu este domingo as eleições regionais do estado de Sarre. A CDU conseguiu um total de 40,7% dos votos, contrariando as sondagens, que previam uma vitória de margem muito curta com o SPD de Martin Schulz, que agregou cerca de 30% dos votos.

zybjvmxe@pwrby.com'
Publicado por: Joana Silva

20 anos, natural da Madeira. Estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e é em Lisboa que está a dar os seus primeiros passos no jornalismo. Colabora também com o Bola na Rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *