Dijsselbloem “foge” do Parlamento Europeu

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, tem procurado adiar ao máximo a sua ida ao Parlamento Europeu, apesar dos vários pedidos de Antonio Tajani. Depois da polémica entrevista, o líder deste grupo informal tem procurado não prestar contas aos eurodeputados.

Dijsselbloem foi já várias vezes convidado para debater o resgate grego no Parlamento Europeu, mas tem declinado todos esses convites, para desespero dos eurodeputados. Aliás, o convite do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tijani, partiu após o pedido dos líderes parlamentares europeus.

Tijani enviou uma carta a Dijsselbloem no dia 21 de Março, reforçando esse pedido no dia 29, para uma audiência a decorrer no dia 4 de Abril. Dijsselbloem recusou o convite aquando do envio da primeira carta, mas o presidente do Parlamento Europeu deu ordens para que a sua ida não seja retirada da agenda oficial do Parlamento, por forma a pressionar o ainda Ministro das Finanças holandês.

Caso Jeroen Dijsselbloem não compareça no Parlamento Europeu, Tijani está a ponderar fazer uma intervenção sobre a postura do líder do Eurogrupo, um grupo informal com os ministros das finanças da Zona Euro e que portanto não tem nenhuma obrigação regimental para com o Parlamento Europeu.

Dijsselbloem tem dito ao Parlamento Europeu que não tem tido agenda para ir ao Parlamento Europeu, mas que se disponibiliza para participar “num futuro debate em sessão plenária”. Recorde-se que da última vez que foi ao Parlamento Europeu, Dijsselbloem foi confrontado com a sua polémica entrevista.

Descomplicador:

Dijsselbloem tem recusado ir ao Parlamento Europeu, afirmando que não tem tido agenda para prestar esclarecimentos sobre o resgate grego. Antonio Tijani, presidente do Parlamento Europeu, tem insistido com a chamada e recusa-se a retirar da agenda a ida do líder do Eurogrupo ao Parlamento Europeu.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *