Primeiro encontro nacional quer reunir mais de 300 associações de estudantes do básico e secundário

Rui Teixeira é presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Almeida Garrett em Vila Nova de Gaia e desafiou mais de 300 associações de estudantes para o I Encontro Nacional de Direcções Associativas do Ensino Básico e Secundário (ENDAEBS), que contará com o apoio do Conselho Nacional da Juventude.

Ao Panorama, Rui Teixeira conta que a ideia tem já dois anos e que se no Ensino Superior “este género de encontros acontecem há décadas e não fazia sentido que no Ensino Básico e Secundário o mesmo não acontecesse“. Para tal contactou a direcção da escola, a Câmara Municipal de Gaia e mais tarde o Conselho Nacional de Juventude, para que pudessem ultrapassar as dificuldades logísticas decorrentes da organização de um evento desta envergadura.

É isso mesmo que diz Hugo Carvalho, presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), ao Panorama, ao explicar que “o apoio do CNJ decorre ao nível organizativo, por parte de uma entidade equidistante face aos partidos e ao poder governativo” e que possa “ajudar os jovens dirigentes a ultrapassar as dificuldades ao nível de alojamentos, de método de organização, entre outros“.

Rui Teixeira considera que este encontro produziu já “uma vitória“, a criação de uma base de dados de direcções de associações de estudantes do ensino básico e secundário, que permitiu começar a agilizar a organização deste primeiro encontro, que vai decorrer em Gaia, nos dias 6 e 7 de Maio.

O dirigente associativo de Gaia, revelou ainda que “o Ministério da Educação demonstrou sempre uma grande disponibilidade para ouvir as Associações de Estudantes, desde que apresentamos esta ideia“, contando aliás com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, na apresentação marcada para hoje na autarquia de Gaia.

Neste encontro inaugural, o objectivo é criar uma estrutura “quer do encontro quer da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário“, uma opinião partilhada por Hugo Carvalho, que, ao Panorama, disse que “existem actualmente várias dificuldades para este tipo de estruturas na Lei do Associativismo Jovem, que tem várias vitórias no papel, mas que são difíceis de passar à prática” e explicando por exemplo que “o lugar no CNJ reservado para o representantes destas associações de estudantes nunca foi ocupado, precisamente pela falta de uma organização deste género“.

Assim, a organização deste ENDAEBS considera que “existe uma grande vontade das próprias associações para contribuírem para o debate politico mas faltava a plataforma propícia à sua participação no debate político nacional, em especial quando relacionado com a educação“, com o presidente do CNJ a considerar que a prioridade neste encontro inaugural é o de “encontrar uma politica programática para dar a volta às dificuldades destas associações de estudantes, seja ao nível burocrático, seja das dificuldades em constituírem-se, em terem um local de trabalho, em explicarem a sua importância às direcções das escolas, entre outros“. Rui Teixeira gostaria que se promovesse mais do que um encontro por ano lectivo, mas para já o tiro de partida será dado hoje, na apresentação oficial, com Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, como anfitrião.

Descomplicador:

Rui Teixeira, da Associação de Estudantes da Escola Secundária Almeida Garrett em Vila Nova de Gaia, quer reunir mais de 300 associações de estudantes do ensino básico e secundário no I Encontro Nacional de Direcções Associativas do Ensino Básico e Secundário, com o apoio do Conselho Nacional da Juventude e da CM de Vila Nova de Gaia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *