“Caso esteja disponível”, Portugal apoia ministro espanhol para o Eurogrupo

Em entrevista ao El País, o Primeiro-Ministro, António Costa, disse que Portugal apoiará o Ministro das Finanças espanhol, Luis de Guindos, para a liderança do Eurogrupo, caso esteja disponível para avançar. António Costa considera que Dijsselbloem está na liderança do Eurogrupo “de passagem” e que a sua saída será “uma questão de tempo”.

 

Assim, para António Costa, tendo em conta que a liderança de Jeroen Dijsselbloem é uma questão temporária, Portugal apoiará o ministro espanhol, caso Luis de Guindos esteja disponível. Para o Primeiro-Ministro português, o ministro espanhol “tem a visão global da Europa, a capacidade de fazer ponte entre diferentes economias, entre diferentes famílias políticas, vem de um grande país, mas compreende os pequenos”.

António Costa confirmou no entanto a sondagem feita a Mário Centeno, considerando no entanto que essa “não é uma prioridade” para o ministro português, que tem mais vantagens em “ter uma margem de liberdade maior de movimentação no Eurogrupo”.

Na entrevista ao jornal espanhol, António Costa fez ainda um balanço dos 500 dias de governo, considerando que os acordos “sem competição entre os partidos” são uma experiência “interessante e de êxito”, realçando no entanto que cada país tem as suas diferenças e recusando-se assim a “recomendar” a mesma receita a Espanha.

Descomplicador:

Em entrevista ao El País, António Costa revelou que o candidato apoiado por Portugal para a liderança do Eurogrupo será o ministro espanhol, Luis de Guindos, caso esteja disponível para avançar. O Primeiro-Ministro confirmou ainda a sondagem a Mário Centeno.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *